segunda-feira, 30 de março de 2009

Sobre o neoliberalismo

O início dos anos 90 foi marcado pelo advento do paradigma neoliberal. As políticas administrativas e econômicas pautaram-se estrategicamente pela retirada do poder estatal como ente regulador nas relacões entre trabalho e capital. Houve desmonte quase que generalizado da máquina pública e privatização de alguns setores importante de serviços. Entretanto, de acordo com a ideologia neoliberal o estado deveria regular a atuação de empresas, principalmente, concedendo isenção fiscal em troca da instalação dessas empresas. Em fim, a lógica neoliberal invocava o poder do estado em benefício do grande capital e rejeitava-o como ente regulador das questôes trabalhistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário